A revitalização do Parque Itaimbé, em Santa Maria, está dividindo opiniões. Nesta terça-feira, internautas contra e a favor do calçamento da área de lazer _ feito com asfalto_ manifestaram-se nas redes sociais, e rapidamente o assunto se tornou bastante comentado.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços do Município, Tubias Calil, o projeto de revitalização que inclui o calçamento de asfalto em um trecho de 1,5 quilômetro _ entre a Avenida Nossa Senhora das Dores e o Centro de Atividades Múltiplas (Bombril) _ quer melhorar o acesso a pedestres e ciclistas.
Nas redes sociais, algumas pessoas reclamaram que a nova pavimentação, em dias quentes, tornará o local inapropriado para caminhadas devido ao aquecimento do asfalto. Por outro lado, há quem acredite que o parque ficará mais acessível, com a pista adequada para caminhar e andar de bicicleta.
Ana Paula Nogueira, professora de Arquitetura da Ulbra, acredita que, além de perder a identidade do local, esse tipo de pavimentação não é impermeável, dificultando o escoamento da água da chuva e, consequentemente, causando alagamentos.